quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Conversando sobre grandes decisões

Muitas vezes, vamos adiando grandes decisões por medo de estar agindo precipitadamente, ou esperando que alguém nos dê apoio. Queremos a opinião de outra pessoa que nos impulsione, ou que concorde conosco, mas nem sempre isso acontece. Aí o tempo vai passando e as coisas das quais estávamos fugindo, ou cujas decisões estávamos adiando, vão tomando proporções cada vez maiores.

Por que? Porque tudo nesta vida implica em se fazer escolhas. É preciso AGIR. Não dá para fugir da responsabilidade de AGIR. Não dá para fechar os olhos ou ficar em cima do muro por muito tempo. Não dá para tapar o Sol com a peneira, não dá para fazer de conta que é possível colocar uma pedra no passado ou jogar algumas coisas para debaixo do tapete. A pedra nos fará tropeçar mais adiante e o tapete ficará elevado na parte em que há coisas por baixo.

Todos sabem que SEMPRE é necessário fazer escolhas. Nossa vida é uma eterna escolha. Algumas coisas só acontecem quando agimos por impulso, porque se pensarmos muito acabamos adiando a resolução na esperança de que as coisas mudem, que os outros mudem. Só que os outros não mudam, Então, a mudança tem de partir de nós mesmos. Se mudarmos os outros mudam. Temos de dar o primeiro passo. O resto vem como consequência.

Você está vendo algo errado acontecer do seu lado? Está assistindo de "camarote" pessoas agirem de má-fé? Está se deixando levar pela maré para ver no que vai dar? Está esperando alguém tomar a dianteira? Está com medo de tomar uma decisão?

Veja bem, já dizia o personagem "House": as pessoas não mudam. E eu acrescento: elas "camuflam", ou seja, o escorpião sempre vai agir conforme o seu instinto, ou seja, picar. Tratá-lo como a um animal de estimação esperando que ele mude é um dos maiores erros que o ser humano comete. É preciso tomar as devidas precauções.

É preciso amadurecer, agir conforme nossas crenças, princípios, valores, convicções e se algo estiver fora daquilo no qual acreditamos e que nos faz bem é melhor AGIR por meio do desapego. Desapegue-se, abandone, saia da zona de conforto e liberte-se. Coisas e pessoas melhores virão.

Hoje tive de tomar uma dessas grandes decisões: me desligar de um grupo que eu ADORAVA e adoro, e ao qual me dediquei com muita garra, carinho, amor... No entanto, coisas estavam acontecendo sem que eu me desse conta e, quando vi, fui tomada por uma mistura de tristeza e chateação comigo mesma. Sim, comigo, porque as coisas só acontecem quando deixamos. E assim, me desapeguei. Minha missão no grupo foi cumprida. Agora, é partir para o que vier.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

E-mails

A Internet revolucionou o mundo, mas a maior revolução da Internet eu acredito que seja o e-mail. Hoje ele é algo tão vital na sociedade moderna que é quase impossível conhecer alguém que não tenha um. Você conhece alguém que não tem? Se conhecer, é por pouco tempo.

Mas o e-mail também se tornou um grande problema, pois nem sempre temos tempo para ler o que chega em nossa caixa postal. Estudos indicam que muitas pessoas estão online o dia e a noite toda, o que lhes permite receber seus e-mail em tempo real. No entanto, isto não significa que elas leiam os e-mails recebidos.

Posso garantir que, pelo menos,  50% dos e-mails que você recebe são SPAMs ou e-mails nada importantes. Quantas vezes você parou algum trabalho porque o bip, ou ícone, avisou que uma nova mensagem havia chegado em seu computador, celular, tablet etc.? A curiosidade humana é muito forte para segurar este impulso. Por isso, a linha "Assunto" dos e-mails tem que ser bastante clara quanto ao conteúdo. Caso contrário, o remetente corre o risco de ter sua mensagem arrastada para a lixeira sem nem ao menos ser lida.

Se você tem problemas com seus e-mails aqui vão algumas dicas:

1. Tenha um e-mail oficial e um opcional - Quando precisar se registrar em sites duvidosos ou em malas diretas utilize sempre seu e-mail opcional, assim você evita que seu e-mail principal fique lotado de mensagens não importantes.
2. Crie horários para checar suas mensagens particulares - Desative seu e-mail particular e crie horários específicos para checar novas mensagens. Minha sugestão é, no máximo, 5 períodos durante o dia, evitando as interrupções constantes. No trabalho, no entanto, mantenha os alertas de som e imagem funcionando, pois as mensagens podem ser importantes. Nada mais chato do que alguém nos enviar uma mensagem no trabalho e a gente não ler.
3. Ao ler um e-mail tome uma ação imediata - Se o e-mail exigir alguma ação da sua parte, ou que demandará até 3 minutos, faça já.  Se deixar para depois vai ter que reler o e-mail, procurando-o em meio a uma enorme lista e fazer o que já deveria ter feito. Se o assunto do e-mail exigir um tempo maior que 3 minutos delegue ou crie uma tarefa no Outlook, por exemplo, para atender a este e-mail em um horário mais apropriado. Aconselho criar pastas e separar os e-mails por remetente, por assunto ou por qualquer tipo de classificação que facilite sua busca em momento posterior.
4. Evite manter sua caixa de entrada com muitos e-mails - Muitos e-mails podem significar muitas pendências. Se você precisa fazer algo referente a um e-mail defina isso em sua agenda ou separe-o em uma pasta específica. Assuntos já resolvidos (se puder) delete-os de sua caixa de entrada. E-mails acumulados podem ser fonte de esquecimentos, problemas e dificuldades de localizar informações quando precisar.
5.  Faça backup dos e-mails importantes - Lembre-se sempre de fazer backup dos e-mails importantes. Isso vai facilitar muito sua vida no trabalho, ou até mesmo em sua casa.